Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

WhatsApp como ferramenta de negócios

Não é novidade a utilização de novidades na área de comunicação e redes sociais para os negócios, era claro que Whatsapp com mais de 900 milhões de usuários no mundo não ficaria de fora.

Se usado da forma correta é uma excelente ferramenta de engajamento com custo praticamente zero.

Logo que surgiu virou uma febre mundial e com a possibilidade de criação de grupos por interesses distintos inicialmente para familiares, amigos, universitários....e a imaginação foi longe, há grupo de tudo que se imaginar. 


Logo esta facilidade de contato direto tornou-se uma ferramenta de negócios, no meu caso por exemplo começamos utilizando para criar um canal de comunicação com equipes comerciais formadas para cada cliente, depois comecei a receber solicitações de informações sobre meu trabalho e orçamentos também por Whatsapp. Logo fui pesquisar e identifiquei que está é mais que uma tendência, já se tornou ferramenta estratégica de negócios que se ficou ainda mais prático para empresas com a possibilidade de utilização no computador, facilitando a manipulação de imagens e digitação de textos. (https://web.whatsapp.com/)

Em uma pesquisa do Sebrae apontou que 40% dos e-commercer de pequeno porte já utilizam este meio em seus negócios tanto na pré venda (prospecção) ou na pós venda (relacionamento).
Já para grandes empresas a utilização é em média de 16%, pois tem menor relacionamento direto com o consumidor.

Agora, não adianta fazer um grupo e chamar todo mundo da sua lista de contatos. É importante definir bem qual o objetivo que terá a utilizar o Whatsapp, criar grupos independentes por assunto para que seja relevante.

# Se criar um grupo é importante que mostre as pessoas que o grupo existe, mas deixe que ela solicite entrar no grupo. Deixe claro o objetivo deste grupo criado.

# Se for utilizar como uma canal de entrada, ou seja, por onde os seus clientes poderão fazer contato com sua empresa tenha o cuidado de ter uma disponibilidade de responder no menor prazo possível, pois trata-se de uma ferramenta de mensagem instantânea, ou seja, a pessoa enviará uma mensagem e ficará aguardando para ver se leu e aguarda uma resposta rápida.

# Envie apenas assuntos relevantes, não fique enviando correntes ou fotos do facebook, siga o objetivo inicial do grupo e não deixe se desprender.

# Escreva corretamente, embora seja um contato próximo é importante utilizar um português adequado, saindo das manias virtuais para que seja entendido.

# Cuidado com a frequência, se postar o tempo todo as pessoas vão sair do grupo ou colocar ignorar as mensagens, se não postar nada durante dias, se tornará irrelevante então seu grupo vai esvaziar.

Claro que vou aproveitar de deixar aqui meu wathsapp, estou iniciando o grupo Blog.Bloco de Notas para troca de informações sobre o empreendedorismo... desejando participar só enviar uma mensagem para meu número. 

(31)9.9638-2069

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração!! Seus comentário são um sinal de prestígio e enriquece os conhecimentos dos leitores.